Se quiser captar a amizade dele, jamais se aproxime bruscamente de sua gaiola, evitando qualquer movimento arrebatado. Se o pegar na mão, segure-o conforme mostra a figura:
Dê-lhe muita verdura fresca, mas retire diariamente o que sobrou, para evitar que apodreça. Mantenha sempre no fundo da gaiola uma boa camada de serragem e aparas de madeira, e troque-a com frequência.
Como alimentação, o porquinho-da-índia prefere aveia, milho, frutas, verduras (sobretudo cenouras), folhas de alface (secas) e a casca e o miolo da maçã. Se come verduras todos os dias, não precisa beber água. À noite é conveniente dar-lhe um punhado de farelo num pires. A gaiola tem de ser bastante grande para que a cobaia possa correr de um lado para o outro. Se possível deve ter uma parte mais alta que o chão, e coberta, onde ela possa preparar a cama.
É conveniente mudar todos os dias a serragem suja. A gaiola deve ser limpa uma vez por semana e desinfetada uma vez por mês.
Quando o tempo está bom, e se dispõe de jardim, o ideal é cercar uma parte dele com uma tela de arame, para que a cobaia possa correr livremente. De outro modo corre-se o risco de ela fugir. Contudo, se a deixarmos em liberdade em casa ou no jardim é preciso vigiar os gatos e cães, já que estes poderiam atacá-la.



Nenhum comentário:
Postar um comentário