quarta-feira, 28 de março de 2012

Como deve ser a alimentação do cão?

 O cão tem dentes de carnívoro, como os do seu primo, o lobo e a sua prima a raposa. Portanto, quanto mais carne lhe dermos, mais saúde gozará ele em nossa casa. No entanto, pode-se-lhe administrar uma alimentação mista, isto é, dois terços de carne e um terço de verduras.
 A carne deve ser de boa qualidade, crua ou cozida e cortada em pedaços. Devemos dar-lhe fígado (os bofes e o baço são alimentos sãos mas pouco nutritivos), tripas, peixe cozido sem espinhas, galinha, coelho, leite, caldo não salgado, queijo em pedacinhos ou ralado, e de vez em quando um ovo cru misturado na comida e às vezes mel. Pelo menos uma vez por semana deve comer um pedaço de manteiga, banha ou toucinho sem sal: assim o pelo se conservará lustroso e bonito. Deve-se dar-lhe de vez em quando um osso para roer, pois assim seus dentes ficarão mais fortes. Porém, nada se ossos de galinha, de coelho e de outros tipos de caça, e tampouco sal na comida. Em troca, será sempre necessário adicionar ao alimento vitaminas em gotas.
 Entre os alimentos vegetais são aconselhados: sopas de arroz temperadas com azeite, sopas de verduras alternadas com sopas de arroz e leite, um pouco de pão e massas, cenouras cruas e raladas na comida, de vez em quando uma fruta como pera, maçã, banana, ameixas, figos, uvas, e umas gotinhas de sumo de limão ou laranja na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home