História da Televisão
Não se pode dizer precisamente quem inventou a televisão, pois vários cientistas contribuíram de uma forma ou de outra para a invenção. Na década de 20, a grande busca dos cientistas era tentar agrupar e transmitir as ondas sonoras, que já haviam conseguido, com a invenção do rádio; com a imagem em movimento. Em 1926, o escocês John Logie Baird tentou fazer isso, conseguindo apenas uma imagem muito ruim de uma cabeça humana. De fato, a primeira televisão da história surgiu em janeiro de 1928, em Nova York, por meio do sueco Ernst F. W. Alexanderson, engenheiro da General Eletric.
Essa primeira transmissão aconteceu para apenas três casas. Após alguns meses, com o aumento da experiência da GE com o sistema, os elementos básicos de uma televisão foram implantados.
Os primeiros aparelhos de televisão nada mais eram que rádios com um disco giratório mecânico que produzia uma imagem do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição foi surgir só na Alemanha, em 1935, na intenção de transmitir as Olimpíadas de Berlim, talvez o primeiro grande evento passado nas telinhas.
Devido aos avanços tecnológicos e econômicos que o mundo presenciou após a Segunda Guerra Mundial, a televisão ganhou grande popularidade. Até esse momento, toda a imagem era em preto e branco. A televisão em cores surgiu nos Estados Unidos, em 1954, e era baseada em uma tecnologia que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco para reproduzir as imagens coloridas.
Atualmente, a sensação é a TV digital, que através de formas de modulação e compressão de imagens, permite um enorme aumento da qualidade de imagem e nitidez.
Curiosidades da Televisão Brasileira
Gargalhadas ao vivo
Hebe Camargo - Houve época em que tudo na televisão era feito ao vivo, até os comerciais. Certa vez, Hebe estava encarregada de alardear as maravilhas de um refrigerante que borbulhava. Para realçar o efeito, a produção jogou tabletes de Sonrisal no copo que a apresentadora tinha em mãos. Hebe não se conteve e soltou escandalosas gargalhadas. O diretor teve de tirar o som do programa até que ela voltasse ao estado normal.
Mensageiro da paz
Silvio Santos advogado - Em 1969 Robeto Carlos compareceu a TV Record para participar do programa "Quem Tem Medo da Verdade?", onde seria julgado pelo "crime" de usar cabelos compridos e roupas muito coloridas. Entre diversas acusações, um advogado de defesa muito ilustre: Silvio Santos. Silvio defendeu Roberto alegando que, desde que o cantor tinha tomado conta do brasil com suas músicas, os índices de criminalidade entre os jovens tinham caído, a juventude tinha parado para cantar as músicas do Rei e, por isso, o júri deveria absolver Roberto. Silvio convenceu o júri e Roberto foi absolvido.
Os Pioneiros na TV
A Primeira emissora
TV Tupi, canal 3 de São Paulo, em 18 de setembro de 1950.
O Primeiro programa
Logo após o discurso de Assis Chateaubriand, inaugurar a TV Tupi ( e a TV no Brasil). Entrou no ar o primeiro programa da TV Brasileira, "TV na Taba". Um programa de variedades apresentado por: Homero Silva, e com participações de: Lima Duarte, Hebe Camargo, Lolita Rodrigues (somente esses 3 estão vivos), Mazaroppi, Ivon Cury, etc...
O Primeiro telejornal
No dia seguinte a inauguração, foi ao ar pela TV Tupi, o primeiro telejornal da TV Brasileira. "Imagens do Dia", com apresentação de Rui Rezende.
Os Primeiros anunciantes
Os primeiros anunciantes da TV Brasileira, foram: Sul América seguros, Antarctica e Moinho Santista.
A Primeira telenovela
Em 1951 vai ao ar pela Tupi, a primeira telenovela de nossa TV. "Sua Vida Me Pertence" de Walter Foster, estrelada por: Walter Foster, Vida Alves, Dionisio Azevedo e Lima Duarte, vai ao ar 2 vezes por semana.
O Primeiro programa infantil
O primeiro programa infantil da TV foi " O Circo do Arrelia", exibido pela TV Paulista a partir de 1953.



Nenhum comentário:
Postar um comentário