sexta-feira, 13 de julho de 2012

O apartheid

  Embora a segregação existisse na África do Sul desde os tempos coloniais, quando a região foi dominada por ingleses e holandeses, o apartheid foi introduzido como política oficial em 1948. No regime de segregação racial do apartheid, o governo era controlado pela minoria branca de origem europeia. Já os negros (grande maioria da população) eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais, sendo estes obrigados a obedecer rigorosamente à legislação separatista.
 O apartheid foi oficializado com a chegada do Novo Partido Nacional (NNPP) ao poder. Nesse regime o casamento e as relações sexuais entre brancos e negros eram proibidos, era obrigatória a declaração do registro de cor para todos sul-africanos (branco, negro ou mestiço). Além disso, os negros eram proibidos de circular em determinadas áreas das cidades, por isso, foram criados bairros só para negros. O apartheid ainda proibia os negros de irem às urnas e de adquirir terras na maior parte do país, sem contar que não podiam fazer uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos). Houve, inclusive, a criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças negras.
 O apartheid vigorou até o ano de 1990, quando o presidente sul-africano Frederik W. de Klerk tomou várias medidas e colocou fim ao regime. Entre estas medidas estava a libertação de Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar com regime de segregação. Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do Sul, tornando-se o primeiro presidente negro do país.
 Nelson Mandela morreu em 5 de Dezembro de 2013, onde sofria de uma grave infecção respiratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home