UTILITÁRIOS
Utilitários são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operacionais. Pode-se incluir nos utilitários programas para: compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, overclock, limpeza de discos rígidos, acesso à internet, partilha de conexões, etc.
O programa utilitário contrasta com o programa de aplicação, que permite aos usuários realizar tarefas como: criação de documentos de texto, jogar, ouvir música, ou navegar na web. Ao invés de prover esse tipo de funcionalidade voltada para o usuário, o programa utilitário normalmente está relacionado ao modo de funcionamento de uma infraestrutura computacional (incluindo hardware, sistema operacional, armazenamento de dados e programa de aplicação). Devido a esse foco, os utilitários geralmente são mais técnicos do que os programas aplicativos, e por isso costumam ser usados por pessoas com níveis mais avançados de conhecimento sobre computação.
A maior parte dos sistemas operacionais já incluem muitos utilitários pré-instalados.
APLICATIVOS
Aplicativos de software podem ser divididos em duas classes gerais: Software de sistema e Software Aplicativo .
Software de sistema são programas de computador de baixo nível que interagem com o computador num nível muito básico. Podemos citar como exemplos o Sistema Operacional, o firmware (um exemplo de firmware é a BIOS do computador), drivers de dispositivos e a interface gráfica que permite ao usuario interagir com o computador.
Software Aplicativo (normalmente referido como apenas Software) é um software que permite ao usuario realizar uma tarefa especifica. Podemos citar vários exemplos como o Microsoft Office, Internet Explorer, Adobe Photoshop e etc.
DADOS
É uma categoria à Parte. Não são softwares, pois não passam instruções para o computador. Todo conjunto de informações (textos, números, etc.) são compreendidos como dados. Os dados são armazenados em discos em agrupamentos lógicos chamados de Arquivos. A cada arquivo se dá um nome para facilitar o posterior acesso.



Nenhum comentário:
Postar um comentário