terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Funções da linguagem

Função referencial ou Denotativa: transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos. fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos.
Função Expressiva ou Emotiva: reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação.
Função Apelativa ou Conotativa: seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.
Função poética: é aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que como o que dizer.
Função fática: tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. É aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor.
Função metalinguística: ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código.
Exemplo:
Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.
(Para dar a definição de frase, usamos uma frase.)

Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil14.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home