O estrogênio é um hormônio feminino produzido a partir da adolescência - período que aparecem os primeiros sinais sexuais secundários na mulher. Sua produção se estende até a menopausa. Ele age sobre as células, anatomia e sobre o comportamento.
O estrogênio é produzido pelo folículo ovariano em maturação. Esse hormônio é fabricado pelos ovários e liberado na primeira fase do ciclo menstrual.
Além de ser responsável pela textura da pele feminina, o hormônio está relacionado ao equilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol e HDL.
No período da gestação, a quantidade se estrogênio aumenta. Isso ocorre para estimular o crescimento do miométrio uterino de forma contínua, preparando-o para o parto. Também estimula o crescimento das glândulas mamárias; causa relaxamento dos ligamentos pélvicos, sínfise pélvica e ossos pélvicos (para melhorar o acomodo do útero em expansão); além de estimular a produção de progesterona.
Durante a fase de crescimento, a quantidade de estrógeno produzida no organismo influencia o desenvolvimento dos ossos e a textura da pele, afetando a aparência da mulher. Nas mulheres com maior índice de estrógenos, os rostos tendem a ter traços femininos "clássicos" - como olhos e lábios grandes e narizes menores. Por isso, as mulheres com alto nível do hormônio estrogênio são consideradas mais bonitas.
O estrogênio também provoca o aumento da vagina e o desenvolvimento dos lábios que a circundam e faz o púbis se cobrir de pelos.
O estrógeno ajuda os quadris a se alargarem e o estreio pélvico a assumir forma ovoide; ao invés de afunilada como no homem.
Fonte: http://belezaesaude.com/estrogenio/



Nenhum comentário:
Postar um comentário