O desequilíbrio ecológico acontece quando um animal ou vegetal é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído de um ecossistema. Isso porque há um equilíbrio natural entre os organismos vivos e o meio ambiente que habitam. Na atualidade, a principal causa desse equilíbrio é a ação do homem, que provoca desmatamento, caça e pesca sem controle e a urbanização de matas e florestas.
Mas há, também, situações em que o problema é derivado de desastres naturais gerados por terremotos, tsunamis, furacões, erupções vulcânicas e queda de meteoros. Dependendo da intensidade dos danos, podem ser necessários vários anos para a recuperação do ecossistema.
Muitos cientistas consideram o instinto dos animais com um grande alerta da natureza, já que eles possuem capacidade sensoriais avançadas que o homem não tem, reagindo mais às mudanças no ambiente. Horas antes de um desastre natural acontecer, os animais costumam apresentar comportamento bem diferente do convencional, o que seria um importante aviso para nós.



Nenhum comentário:
Postar um comentário