quinta-feira, 17 de abril de 2014

Lisossomos

 Os lisossomos são vesículas membranosas arredondadas, pequenas e que possuem em seu interior grande quantidade de enzimas que realizam a digestão intracelular. Devido a isso, os lisossomos estão ligados às funções heterofágica e autofágica.

Função heterofágica

 Ocorre quando os lisossomos digerem partículas que vêm de fora da célula. Essa função é usada por exemplo para a proteção contra vírus e bactérias.

Função autofágica

 Essa função  é bem útil quando um animal é privado por muito tempo de alimento ao ponto de todas as suas reservas de nutrientes se esgotam. Para a sua sobrevivência as células do seu corpo passam a digerir parte de si mesmas.

Silicose

Sob certas condições anômalas ou patológicas, a membrana do lisossomo pode perder sua estabilidade, romper-se e liberar as enzimas para o restante da célula, com conseqüências catastróficas. É o que ocorre, por exemplo, em uma doença denominada silicose, que aparece freqüentemente em indivíduos que trabalham em minas ou com britadeiras, trabalho durante o qual inspiram grande quantidade de pó de sílica. Esta destrói os lisossomos das células pulmonares, havendo liberação de enzimas digestivas no interior do citoplasma. Os componentes celulares são digeridos e as células morrem, provocando diminuição da capacidade pulmonar.

2 comentários:

Página Anterior Próxima Página Home