segunda-feira, 28 de abril de 2014

Tratado de Tordesilhas

 As nações que mais se destacaram no início do processo de expansão comercial e marítima da Europa foram Portugal e Espanha. No final do século XV e início do século XVI, elas participaram de uma verdadeira corrida pelo domínio das terras da América.
 A Espanha saiu na frente com o anúncio de que Cristóvão Colombo havia descoberto as primeiras terras da América, em 1492. A viagem de Colombo levou Portugal a exigir da Espanha um tratado que garantisse a partilha das terras a serem descobertas. Evidentemente, Portugal já tinha notícia da existência de outras terras a oeste e pressionou de forma diplomática - fato inovador para o período, em que era mais comum o uso da força armada para obter um documento que lhe garantisse a posse  tais terras.
 Esse acordo, chamado de Tratado de Tordesilhas, foi assinado em 1494, estabelecendo uma divisão satisfatória para as ambições portuguesas. Com a assinatura desse tratado, Portugal e Espanha garantiram a posse das Américas e passaram a ser as principais potências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home