terça-feira, 3 de junho de 2014

Principais empregos dos pronomes pessoais

Formas eu e mim, tu e ti


* eu e tu só aparecem quando exercem função de sujeito.
* mim e ti só aparecem quando funcionam como complemento.

" O advogado trouxe o documento para mim."
" O advogado trouxe o documento para eu assinar."
" Algumas discussões acontecem entre mim e ela."

Empregos das formas ele(s) / ela(s) e o(s) / a(s)


* ele(s) / ela(s) são sempre precedidos de preposição.
* o(s) / a(s) ocorrem não precedidas de preposição.

" Você nunca concordou com elas."
" Ontem de manhã, convidei-as para a festa."
" Sempre o critiquei muito".
" Vamos massacrá-los!"

Uniformidade de tratamento


 Na variedade padrão da língua, para designar uma determinada pessoa gramatical, devem-se utilizar uniformemente os pronomes referentes a ela. A esse ajuste gramatical dá-se o nome de uniformidade de tratamento. 
 Exemplos:
Concordo contigo, por isso te apoiei na reunião.
tratamento uniforme: tu

Concordo com você, por isso o apoiei na reunião.
tratamento uniforme: você

Concordo com você, por isso te apoiei na reunião.
tratamento você + tratamento tu = tratamento não uniforme

Emprego dos pronomes de tratamento


1. A forma Vossa (Senhoria, Excelência etc) é empregada quando se fala diretamente com alguém; a forma Sua (Senhoria, Excelência etc.) é empregada quando se fale de alguém. Exemplos:
" Vossa Santidade está preocupado?" (falando com o papa)
" Sua Santidade está preocupado?" (falando a respeito do papa).

2. Os pronomes de tratamento com a forma Vossa (Senhoria, Majestade, etc.), embora indiquem a 2ª pessoa do discurso (pessoa com quem se fala), exigem que outros pronomes e o verbo a eles relacionados sejam relacionados sejam usados na 3ª pessoa. Exemplo:
" Vossa Excelência sabe que seus eleitores o apoiarão."
( e não: "Vossa Excelência sabeis que vossos eleitores vos apoiarão.")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home