terça-feira, 22 de maio de 2012

Viajar de carro é pior para o ambiente que viajar de avião?


A longo prazo, viajar de carro aumenta mais a temperatura global do que viajar a mesma longa distância de avião. No entanto, a curto prazo, viajar de avião tem um impacto climático contrário, porque os aviões afetam bastante os processos de calor de curta duração em altitudes elevadas. O estudo aparece na publicação Environmental Science & Technology.
Jens Borken-Kleefeld e seus colegas compararam os impactos de diferentes meios de transporte no aquecimento global. Os pesquisadores usaram, pela primeira vez, modelos químicos para considerar os efeitos climáticos de gases com efeito de curta e longa duração e aerosóis, e não apenas do dióxido de carbono.
A conclusão é que, a longo prazo, o aumento de temperatura global com viagens de carro será maior do que uma viagem de avião na mesma distância. No entanto, nos primeiros anos após a viagem, o avião aumenta a temperatura global quatro vezes mais que o carro. Trens de passageiros e ônibus causam de quatro a cinco vezes menos impacto do que viagem de automóveis.
"Como os aviões estão em altitudes maiores, o impacto no ozônio e nas nuvens é desproporcionalmente maior, apesar de durar pouco. Mesmo que a magnitude exata seja incerta, o efeito é um aumento de temperatura alto e de pouca duração", explica o Dr. Jens Borken-Kleefeld. "Viagens de carro emitem mais dióxido de carbono por milhas percorridas. Como ele permanece na atmosfera por mais tempo que os outros gases, os carros são mais perigosos para as mudanças climáticas a longo prazo".
Bateria de carro elétrico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home