quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Invasão ao Afeganistão

 No dia 11 setembro de 2001, os Estados Unidos sofrem o pior atentado terrorista de sua história, com aviões atingindo as torres do World Trade Center e o Pentágono. Osama Bin Laden e seu grupo terrorista assumiram as responsabilidades pelo atentado. O Afeganistão, acusado de apoiar o saudita, tornou-se o alvo número um das tropas norte-americanas. Assim tem início a chamada Guerra ao Terror, instaurada pelo Presidente George W. Bush.
 O Congresso implanta várias leis para proteger o país e aprova a decisão do presidente de invadir a Afeganistão, como uma represália ao atentado cometido em território americano. Assim, no dia 7 de outubro de 2001, tropas norte-americanas invadem o território afegão.
 A investida contra o governo foi vitoriosa, pois conseguiram expulsar o governo fundamentalista do Taleban do poder. Mas, lutas incessantes prosseguem entre a coalizão que substituiu o antigo governo e facções rivais. Durante os combates, os norte-americanos conseguira, atingir alvos estratégicos, obtendo êxito ao prender supostos terroristas no Afeganistão, que foram presos na base militar de Guantánamo, em Cuba.
 O conflito se estende até os dias atuais, gerando muitas críticas do povo norte-americano e da comunidade internacional. Em maio de 2011, Osama Bin Laden foi encontrado e executado por forças especiais dos Estados Unidos, no Paquistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home