quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Período Neolítico

 Entre 10 mil e 4 mil a.C., temos o Período Neolítico, a Nova Idade da Pedra. Dispondo de instrumentos mais eficientes, como a pedra polida, afiada, que servia como ferramenta de corte, e da roda, os homens tornaram-se produtores, desenvolvendo a agricultura e a pecuária. Esse processo é denominado Revolução Neolítica.
 A necessidade de armazenar alimentos levou-os a produzir recipientes de cerâmica; e as fibras vegetais ou os pelos de animais passaram a ser utilizados para fazer tecidos.
 Nessa fase, iniciou-se um longo processo de sedentarização, preferencialmente às margens dos rios, e eles começaram a construir suas casas de barro, madeira ou pedra.
 A melhoria na produção de alimentos gerou um importante aumento demográfico. Os grupos tornaram-se maiores, surgiram as primeiras aldeias - com 200 habitantes em média - e, com elas, a vida comunitária.
 Nas comunidades neolíticas, ou comunidades primitivas, a terra pertencia a todo o grupo, bem como o produto do trabalho. As tarefas eram divididas entre todos, havendo apenas uma divisão sexual do trabalho, ou seja, as mulheres praticavam a agricultura e os homens caçavam. O chefe era um patriarca, um homem que tinha o respeito e a confiança do grupo.
 Nessas comunidades, surgiu o sentimento religioso: os homens começaram a questionar-se sobre coisas para as quais eles não tinham explicações. Problemas como a morte, o amor, o bem e o mal, ou mesmo os fenômenos da natureza, como chuvas, ventos ou catástrofes, passaram a ser explicados pela existência de deuses que controlavam o mundo e os destinos humanos.
 Já no final do Período Neolítico, a aquisição da fundição do cobre e da fabricação do bronze (mistura de cobre e estanho) levou ao desenvolvimento de novos instrumentos de trabalho e armas; iniciava-se a Idade dos Metais, que culminou com a metalurgia do ferro, por volta de 1200 a.C.
 A Idade dos Metais marcou a passagem da Pré-História para a História; portanto, essa transição corresponde a um complexo de transformações, entre as quais a aquisição da escrita é apelas uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home