quarta-feira, 5 de março de 2014

Aranhas

 As aranhas sã artrópodes que se alimentam de baratas, grilos e outros insetos, evitando o crescimento exagerado dessas populações.
 Existem milhares de espécies delas, mas somente algumas são peçonhentas ou venenosas. A maioria não causa nenhuma reação ao homem, além de uma irritação local. As mais perigosas no Brasil são a viúva-negra, a armadeira e a aranha marrom, que, através de suas picadas, pode causar dor, sudorese, taquicardia e, no caso da última, levar à morte de uma criança ou de um adulto debilitado.
 Atualmente, esses animais vêm sendo alvo de estudos, devido a sua capacidade de produzir fios muito resistentes e flexíveis para construir teias, que podem ter diferentes arquiteturas de acordo com sua finalidade: captura de presas, cópula ou esconderijo. Centros de pesquisas estudam a composição dos fios das teias para que eles possam ser reproduzidos para uso na fabricação de coletes à prova de balas do uniforme de policiais e para possibilitar a regeneração de partes da pele humana.
 Embora às vezes assustadoras, as aranhas podem ser bastante úteis para vários de nossos interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home