A linfa é um líquido que circula em todas as células, fornecendo todos os produtos colhidos pelo sangue e colhendo as substâncias úteis e resíduos das células.
Ao contrário do sangue, que é impulsionado elos vasos através da força do coração, o sistema linfático não possui uma bomba central, portanto, a linfa depende da ação de agente intrínsecos e extrínsecos para circular. A linfa move-se lentamente e sob-baixa pressão devido principalmente à compressão provocada pelos movimentos dos músculos esqueléticos que pressiona o fluído através dele. A contração rítmica das paredes dos vasos também ajuda o fluído através dos capilares linfáticos.
Este fluído é então transportado progressivamente para os vasos linfáticos maiores acumulando-se no ducto linfático direito (para a linfa da parte direita superior do corpo) e no ducto torácico (para o resto do corpo). Estes ductos deslocam-se no sistema circulatório na veia subclaviana esquerda e direita, ondem ocorrem as trocas entre os sistemas circulatório e linfático. A linfa segue desta forma em direção ao abdome, onde se´ra filtrada e eliminará as toxinas com a urina e as fezes.
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/23526/circulacao-linfatica



Nenhum comentário:
Postar um comentário