quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Modernismo

 O modernismo teve início à fortalecida economia do café e suas oligarquias rurais. A política do "café com leite" ditava o cenário econômico, ilustrado pelo eixo São Paulo - Minas Gerais. Contudo, a industrialização chegava ao Brasil em consequência da Primeira Guerra Mundial e ocasionou o processo de urbanização e o surgimento da burguesia.
 O número de imigrantes europeus crescia nas zonas rurais para o cultivo do café e nas zonas urbanas na mão de obra operária.
 Nessa época, São Paulo passava por diversas greves feitas pelos movimentos operários de fundamentação anarquista.
 Com a Revolução Russa, em 1917, o partido comunista foi fundado e as influências  do anarquismo na sociedade ficavam cada vez mais visíveis. A sociedade paulistana estava bastante diversificada, formada por "barões do café", comerciantes, anarquistas, comunistas, burgueses e nordestinos refugiados na capital.
 O modernismo tem seu marco inicial com a realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo de artistas formados por pintores, músicos e escritores pretendia trazer as influências das vanguardas europeias à cultura brasileira. Essas correntes europeias expunham na literatura as reflexões dos artistas sobre a realidade social e política vivida. Por este motivo, o movimento artístico "Semana de Arte Moderna" quis trazer a reflexão sobre a realidade brasileira sociopolítica do início do século XX.

Fonte: http://www.brasilescola.com/literatura/modernismo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home